De tudo, um pouco!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Crêpe Français

    Como já disse, minha aula de francês é muito legal! A Fanny, minha professora, quando soube que eu fazia gastronomia, me passou várias receitas e prometeu que faríamos elas em classe! Eu achei o máááximo, ela vai contando as suas experiências reais em relação à cozinha lá na França, conta os truques da mãe dela... Muito legal!
    Há algumas semanas atrás, fizemos crêpes doces franceses. Comi muuuito na aula e adorei! No fim de semana seguinte, meus pais vieram me visitar aqui em São Paulo e eu simplesmente TIVE que fazer esse crêpe para eles provarem! A massa é bem leve, se feita corretamente, é fininha, gostosa mesmo.
    Fiz de nutella com granulado, nutella com morango, banana com morango e, o mais adorado pela minha família: açúcar e limão! A Fanny disse que não existe crêpe salgado na França, mas brasileira que sou, fiz uns de queijo e peito de peru defumado com orégano também! Hehe
   Chega de falatório e vamos à receita:
Possíveis recheios!

Pâte à Crêpe (Massa de Crêpe)

Liste des Ingrédients (Ingredientes)

- 250g de farine (250g de farinha)
- 4 oeufs (4 ovos)
- Un demi-litre de lait (meio litro de leite)
- 1 pincée de sel (uma pitada de sal)
- Un petit peu de essence de vanille (um pouco de essência de baunilha)
- 1 cuillère à soupe de rhum (uma colher de sopa de rum)

    Essa é a massa! É só misturar todos os ingredientes juntos com um fouet, até quando não tiver mais caroço nenhum. Depois disso, deixar a massa descansar em um recipiente, com um pano de prato por tampando, na geladeira por, em média, 1 hora.
    Depois que a massa já estiver descansada, pegue a sua crepeira (de preferência, antiaderente!). Com um guardanapo, unte a crepeira com um pouco de óleo e coloque o uma concha de massa. O segredo que a Fanny ensinou é: rapidamente espalhar a massa pela crepeira e, ANTES da massa começar a solidificar, deixar o excesso escorrer para dentro do recipiente onde está o restante de massa. Dessa forma, a massa sempre fica fininha! Com uma espátula de silicone, com cuidado, vá descolando os cantinhos da massa da crepeira. Depois de um tempo, vire o crepe para dourar do outro lado. Colocar o recheio no crêpe ainda no fogo (com cuidado pra não cair na crepeira) e VOILÀ!

Minha crepeira!
OBS.: O recheio de açúcar e limão, que eu disse que foi o preferido, é oseguinte: Com a frigideira ainda na panela, coloque, mais ou menos, uma colher de sopa de açúcar refinado em cima do crêpe. Assim que ele começar a cristalizar, coloque o crêpe ainda aberto em um prato e esprema um pouco de limão por cima. Enrrole e pode comer! Fica DIVINO, nunca imaginaria que uma combinação simples dessa ficaria tão boa! Vale à pena provar!

Um comentário:

bruckz disse...

eu COM CERTEZA vou tentar fazer! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...