De tudo, um pouco!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tartiflette

    Oi gente! Quanto tempo, hein? Só agora consegui sair da correria da mudança! A casa ainda está um pouco bagunçada, mas tá quase tudo nos eixos. Hoje consegui estrear a cozinha propriamente. Para tal feito, fiz a receita de tartiflette. É um prato da França, que a minha professora de francês, Fanny, me passou. Ao saber que eu e a minha companheira de aula cursamos gastronomia, ela logo preparou uma aula só de comidas típicas das várias regiões da França. Muito atenciosa, não é?
    Bom, o tartiflette vem da região dos Rhône-Alpes, e é, basicamente, batata gratinada. Parece simples, mas é muuuuito bom! A Fanny nos passou todas os segredos da mãe dela, que fazia esse prato quando ela morava na França. Vale muitíssimo à pena de fazer, não demorou nem 10 minutos pra montar e, em menos de 40 minutos eu já estava comendo! Eu fiz uma porção individual, que rendeu um ramekin ( aquele potinho pequeno de cerâmica, sabe?). Mas vou logo avisando que eu comeria outro fácilmente! Só não fiz mais porque o queijo acabou! Fiz assim:
    Descasquei uma batata média e fatiei, ainda crua, em rodelas beeem fininhas, estilo Ruffles. Cortei 3 fatias de queijo mussarela (o queijo ideal é o Reblochon, um queijo francês, mas ele é bem difícil de achar, além de ser caro. Me contentei com a mussarela mesmo!) e mais duas de peito de peru defumado também cortado grosseiramente. Em um ramekin, triturei 2 dentes de alho e espalhei pelo fundo. Depois, coloquei uma colher de sobremesa de Creme de Ricota Tirolez (virei fã desse negócio! Juro, é pau pra toda obra!), uma camada de batata, um pouco de peito de peru e mais um pouco de queijo. Repeti o processo até acabarem todos os ingredientes, colocando um pouco de sal e orégano seco entre as camadas, e, no fim, "tampei" o ramekin com uma fatia de queijo mussarela, para gratinar.
    Pré-aqueci o forno à 220°C por 10 minutos e, depois, deixei o ramekin lá por mais 40 minutos. A batata ficou al dente, não desmanchou na boca como eu queria, então, se quiser deixar mais tempo, também deve ficar bom. A Fanny disse que o ideal seria usar presunto de parma, mas, como eu fiquei com preguiça de ir no supermercado só pra comprar isso, foi peito de peru mesmo.
    Eu comi o ramekin inteiro suspirando, não queria nem parar pra tirar as fotos. Gostei MUITO da receita. Simples, rápida e muito saborosa! E ainda consegui dizer pros outros que fiz um prato francês! Chique nu úrtimo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gabiiii ta otimo 0 Blog serio , parabens !!! beijoss

luiza bon disse...

eu fiquei com muita vontade de fazer o tartiflette! mas aqui em casa tem um bando de boi, vou ter que fazer uma versao jumbo! hahahaa
mas vou me basear no seu blog, que eu devo adimitir que é a maior fofura :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...