De tudo, um pouco!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Batata Rosti

    Tá aí uma receita que parece ser muito mais fácil do que realmente é. Olhando a foto, eu pensei, "ah, é só juntar a batata e virar depois". Mas nããão! É bem difícil de fazer, a batata se solta bem facilmente, gruda na frigideira, é difícil de virar, difícil de acertar o ponto de cozimento da batata... No fim fica gostoso, mas achei meio gorduroso. Não sei se eu é que errei no tanto de azeite ou se é assim mesmo... Mas até que é bom!
    Peguei a receita no blog do Edu Guedes, e esse vídeo ajuda bastante, mostrando a passo-à-passo pra fazer esse prato! O vídeo basicamente mostra tudo, mas eu fiz a receita assim:
    Fervi 4 batatas médias (a batata não pode ser a inglesa, e sim aquela rosada, a juliana, que retém menos liquido) por, mais ou menos 4 ou 5 minutos (ela deve continuar firme). Depois, as descasquei ainda mornas e as ralei (outra coisa chata: esse tipo de batata é bem pegajosa, então é chata de ralar). Coloquei umas 8 colheres de sopa da batata ralada em uma frigideira com, mais ou menos, 1/3 de xícara de azeite quente e esperei dourar. Coloquei o recheio (usei mussarela e calabresa ralada) à gosto, esperei o queijo derreter um pouco e coloquei mais uma camada de batata por cima. Então, com muito medo, virei a batata com a ajuda de outra frigideira e uma espátula (pra desgrudar a batata da primeira frigideira). Esperei dourar, coloquei em um prato e comi!
    Ficou gostoso, mas eu não sei se vale o trabalho, sabe? Eu saí da cozinha cansada, enjoada com a quantidade de óleo e com cheiro de fritura! Mas... Vale a pena tentar, né!
    Obs.:  a frigideira TEM que ser anti aderente pois, se não, a batata gruda DEMAIS!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...