De tudo, um pouco!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fatias Húngaras (Rosca)

O bom dessa receita é que rende bastante! É super gostosa, consideravelmente fácil (depois de abrir a massa daquele rondelle, tudo fica fácil... hehe), e é ideal pra fazer quando chega visita em casa para passar o fim de semana! As rosquinhas são ótimas, eu amei! Elas ficaram parecendo mesmo rosquinhas de padaria, e todos me elogiaram! É gostoso e ainda dá para fazer bonito pros convidados! Super aprovado!





Fatias Húngaras (ou Forrózinho)

MASSA:
- 1 ovo
- 1 copo de 250 ml de leite morno
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1/4 copo de óleo
- 10 gramas de fermento biológico seco (1 saquinho)
- 500 gramas de farinha (talvez um pouco mais)

RECHEIO:
- 100 gramas de coco ralado
- 1 lata de leite condensado

CALDA:
- 3/4 de xícara de leite
- 4 colheres de sopa de açúcar
- coco ralado, para polvilhar

    Para fazer a massa, dissolva o fermento no leite morno (não adianta ser leite frio, se não o fermento não dissolve), acrescente o ovo, o açúcar e o óleo e misture bem. Você pode misturar tanto na mão quanto na batedeira. Depois, acrescente a farinha e misture com as mãos, até não grudar mais (pode usar mais de 500g de farinha, de necessário). Deixe descansar por uns 20 minutos. Eu usei o truque da bolinha de massa, mas o tempo é mais ou menos 20 minutos mesmo! Enquanto descansa, misture bem os ingredientes do recheio.
    Divida a massa em três partes e abra-as com o rolo, fazendo um retângulo. Espalhe o recheio por cima e faça um rolo bem fino e comprido. Lembre-se: quanto mais recheio, mais gostosa e molhadinha fica a rosquinha! Corte em fatias e coloque-as em uma forma coberta com papel alumínio ou papel manteiga.
    Deixe descansar por mais 15 minutos e leve para assar por, mais ou menos, 30 minutos, à 180°C. Faça a calda, misturando tudo, até os grãos de açúcar se derreterem no leite. Não vai ao fogo.
    Quando já estiverem assadas, retire do forno, jogue a calda nas rosquinhas e salpique com um pouco de coco ralado.





PS.: Para quem não sabe, o truque da bolinha é o seguinte: é só fazer uma bolinha pequena com a massa, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de gude, e colocar num copo d'água. Ela vai afundar. Quando ela boiar, significa que a massa já cresceu! Super simples!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...