De tudo, um pouco!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Halawat El Jibneh (Doce Árabe de Queijo)

Aprendi essa receita lá no BGourmet essa semana, e adorei! Repeti a receita aqui em casa, pra família toda, e todos gostaram. O engraçado dela, é que quando você come, você não tem idéia que o doce é a base de queijo. O gosto é muda totalmente, não fica nada salgado! Outra coisa boa, é que essa calda dura bastante na geladeira, e dá pra usar com muitas coisas. Waffles, panquecas, frutas (com morango... hm!), outros doces... Uma delícia.


INGREDIENTES:
- 1/2 kilo de queijo mussarela sem sal
- 1/2 kilo de semolina fina
- 3 copos de água

CALDA:
- 2 copos de açúcar refinado
- 1 copo de água
- 1 limão
- pistache verde (não tostado)
- 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

Cortar o queijo em fatias com a espessura de um dedo e colocar a água em uma frigideira para esquentar. Depois de quente, colocar 2 fatias de queijo, e esperar derreter, mexendo o queijo com um garfo. Quando já derretido, jogar parte da água fora, até sobrar mais ou menos 1/3 de copo da água, e adicionar de 3 a 4 colheres de semolina. Misturar bem, até virar uma massa. Para abri-la, coloque um pouco da calda em cima de uma bancada de granito e abra-a ainda quente com a palma da mão, dando 'tapas' na massa, sempre abrindo-a de dentro para fora. Quando aberta, espere a massa esfriar um pouco, corte na metade e enrole como se fosse uma flor. Para montar, não precisa de muito capricho! Jogue a calda e um pouco de pistache picado em lascas por cima. Comer ainda quente.
Para fazer a calda, deixe ferver a mistura da água, açúcar e o suco de 1 limão. Coloque a água de flor de laranjeira, e vá mexendo até engrossar. O esperado é que a calda fique com o aspecto um pouco mais líquido que o mel.

Dica: Se não achar a mussarela sem sal, compre uma normal e coloque em um recipiente com água por mais ou menos 15 minutos. Quando tirar da água, um pouco do sal da mussarela sai junto!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...