De tudo, um pouco!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Bolo Picolé

Fiz esses picolés como lembranças para o chá de bebê do Lucas, meu afilhado. Foram o maior sucesso! A receita rendeu pra caramba, e ficou uma graça, um charme. É ótimo para festas de criança, dá para substituir bolos tradicionais, servir de lembrancinhas, muitas coisas. E é uma delííícia, muito surpreendente! Dá pra sentir o gosto de doce de leite bem suave, muito gostoso mesmo. Dá um pouquinho de trabalho, mas no final, dá um toque super especial na ocasião. Dá pra decorar com granulados, confeitos, tudo. Adorei!

Bolo Picolé

INGREDIENTES
Massa:
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de leite
-1 xícara de chocolate em pó com porcentagem de cacau (do padre)
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga e farinha para untar a assadeira
- Palitos de sorvete

Recheio:
- 1 lata de leite condensado cozida (50 min. na panela de pressão)

Cobertura:
- Chocolate ao leite francionado (mais ou menos uma barra)
- Confeitos

Modo de Preparo:
     Bata todos os ingredientes da massa na batedeira, menos o fermento em pó, que deve ser misturado posteriormente com uma colher, sem bater. Transfira a mistura para uma assadeira média por, aproximadamente, 15 minutos, ou até que um palito de dente saia limpo ao ser espetado no bolo.
   Deixe esfriar, desenforme e esfarele bem o bolo com as mãos. A massa vai virar um farelo, e então misture, também com as mãos, a lata de doce de leite (leite condensado cozido) até que agregue por completo na massa.
   Faça Bolinhas de 50g cada e modele  no formato que desejar.
   Pique cerca de 200g de chocolate ao leite e derreta. No microondas, programe 1 minuto na potência máxima, retire e misture. Se necessário, repita o procedimento.
   Um por um, pegue os palitos de sorvete, passe a ponta no chocolate e espete nos bolinhos modelados. Leve à geladeira de 15 a 30 minutos.
    Derreta o restante do chocolate, conforme as instruções anteriores.
    Passe os bolinhos no chocolate derretido até que sejam cobertos por completo. Decore com confeitos de sua preferência. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve-os a geladeira, por minutos ou até que o chocolate da cobertura esteja duro.

Um comentário:

analu disse...

que mara faz pra mim tbm?
quando foi o chá de bebe? dorei a idea e o blog ta mara!!
love you miga bjus ana lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...