De tudo, um pouco!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Receita Básica de Risoto

    Acho que não existe nada mais fácil e gostoso do que risoto. Um prato barato, rápido, tudo de bom. Dá pra fazer do que quiser, queijos, legumes, filé, muitas coisas, é só inventar. Pode ser preparado de diversas maneiras e pode ser servido com diversos pratos. Essa receita básica é a 'base' do risoto e é usada em quase todas as suas variações.

Receita Básica de Risoto (p/ 10 pessoas)


INGREDIENTES:
- 1 pacote de arroz arbóreo (1 kg)
- 200 gramas de queijo mussarela ou brie em cubos
- 6 colheres de sopa de azeite
- 2 copos (250 ml) de vinho branco seco
- 1 cebola picada em cubos
- 3 dentes de alho picados
- 4 caldos de legumes (eu uso knorr ou vitale)
- 1 colher de sopa de manteiga, ou margarina
- Queijo ralado para salpicar no prato

PREPARO:
    Coloque o azeite em uma panela e deixe esquentar à fogo médio. Coloque a cebola e o azeite e deixe dourar. Depois, coloque todo o arroz arbóreo na panela e refogue. Enquanto isso, em uma outra panela, coloque 2 litro de água e os caldos de legumes. Conforme a água for esquentando, os caldos vão derretendo e aderindo a água.
    Com o arroz já refogado, coloque o vinho branco e mexa, até quase secar. Quando o vinho estiver evaporando, acrescente uma concha do caldo de legumes quente. Continue mexendo e impedindo o arroz de grudar no fundo da panela. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando da panela, sempre mexendo. Depois de algumas conchas de caldo, vá provando o arroz. Ele não dele ficar como o arroz comum, dele ficar mais durinho, ou al dente, e levemente úmido. (Perceba: úmido, não empapado!)
    Desligue o fogo e adicione o queijo. Tampe a panela e deixe descansar por, mais ou menos, 2 minutos, ou até o queijo começar a derreter. Misture delicadamente, até o queijo incorporar no arroz e, depois, misture também a colher de manteiga. Sirva imediatamente pois, se demorar muito, o queijo pode endurecer novamente.

À partir dessa receita, você pode escolher o seu 'recheio'. Quando for colocar o queijo, pode colocar gorgonzola, alho poró, tomates cereja, calabresas, palmito, cubos de filet mignon, etc. É só usar a imaginação e bom apetite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...