De tudo, um pouco!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Medalhão de Filet Mignon ao Molho Madeira

    Fiz esse medalhão na ceia do ano novo, ficou uma delícia! Esse é o tipo de prato que parece ser muito mais difícil do que realmente é. Os medalhões, é só grelhar, e o molho também é fácil! É uma receita muito tradicional e muito saborosa. É costume servir com o famoso 'Arroz à Piemontese', mas você pode servir com o que quiser.  Arroz comum, risotos, massas, o que preferir. No ano novo, eu o servi com risoto de gorgonzola. A combinação ficou muito boa, e o melhor: as duas receitas são fáceis de fazer, não dão trabalho nenhum. Olha como é:
Medalhão de Filé Mignon ao Molho Madeira


INGREDIENTES:
- Medalhões de filet mignon (se forem poucos, dá para comprar o filet mignon já cortado)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada em cubos pequenos
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de vinho madeira
- 1 xícara de champignon em conservada lavado

PREPARO:
    Pegue a carne e tire os nervos e gorduras aparentes. Corte em medalhões de mais ou menos 3 dedos de largura. Tempere-os com sal e pimenta do reino.
    Coloque um pouco de azeite em uma frigideira, espere esquentar e coloque os medalhões. A intensidade do fogo fica à sua escolha. Se quiser sua carne bem passada, coloque em fogo baixo. Se gosta ao ponto, fogo médio. Se gosta mal passada, fogo alto.
    Separe os medalhões já grelhados. O molho deve ser feito na mesma panela da carne. Coloque a manteiga e, depois que já tiver derretido, a cebola. Quando a cebola já estiver dourando, coloque a farinha de trigo. Deixe um pouco na panela, mais ou menos 1 minuto, e vá adicionando o vinho aos poucos. Vá mexendo e deixe engrossar, até chegar ao ponto desejado. Prove e acerte o sal.
    Coloque o molho nos medalhões e sirva em seguida. Se preferir, pode enrolar os medalhões em fatias de bacon, para dar um gostinho. Eu, particularmente, não gosto, mas tem muita gente que acho gostoso. Faça como preferir!



Obs.: Se você quiser, pode substituir o vinho por vinho do porto. Ficará muito bom também, mas ao invés de ser chamado 'Medalhão de Filé Mignon ao Molho Madeira', será 'Medalhão de Filé Mignon ao Molho do Porto'

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...