De tudo, um pouco!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Antepasto de Berinjela


    Eu não gosto muito de berinjela, mas achei que esse era um aperitivo bem coringa. Muita gente gosta, e dá pra fazer muito de uma vez só, então dura bastante! Fiz essa receita para o chá de bebê do Lucas, com as quantidades da receita, e só foi acabar agora, no natal. Fica bem feio, mas quem comeu falou que ficou muito bom. Então eu confio né! Hehe
   Eu peguei a idéia AQUI, e como estou com preguiça de descrever o passo-a-passo (#fimdeano hehe), vou copiar aqui o post original da receita:

Antepasto de Berinjela

"    Descasque 2 berinjelas grandes e corte fatias no sentido do comprimento. O ideal é que sejam fatias bem fininhas tá? Depois, acomoda as fatias uma em cima da outra sob uma tábua e corte em tirinhas, também no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorredor de macarrão e intercalando as camadas com bastante sal. Vamos explicar...
Você não vai cozinhar essa berinjela e esse processo do sal é que vai fazê-la reduzir e soltar aquela água escura, por isso o uso do escorredor sacou? 
Ok. Você faz isso com as 2 beringelas e deixa lá no sal por umas duas horinhas. 
    Em uma panela você coloca azeite honesto, bastante alho picado em pedaços grandes e umas duas cebolas em tiras. Deixa dourar, mistura um pimentão verde e um vermelho cortados em tirinhas também (o pimentão é opcional tá? eu usei dessa vez mas também faço apenas com a beringela). Refoga e acrescenta meia xícara de vinagre branco ou vinho. Espera o álcool evaporar, junta um punhado de alcaparras, folhas de louro, uvas passas brancas e pretas sem semente, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro sem semente picada e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos. 
    Enquanto esse refogado está no fogo, pegue sua berinjela que a essa altura já soltou bastante água e lave bem em água corrente - é importante lavar bem tá? 
Em um pano limpo, coloque a berinjela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Deslique a panela do refogado e junte lá a berinjela.
     Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a berinjela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore. 
    Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir. "

Obrigada à Faby, do blog Rainhas do Lar. Sua berinjela foi muuuito elogiada aqui em casa!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...