De tudo, um pouco!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sopa Cremosa de Couve-Flor


   Quem mora aqui em São Paulo sabe que tá fazendo um frioziiiinho... Uma delícia! E, bom, como todo mundo sabe, frio pede comida quente! Chá, chocolate quente e... sopas!
    Essa aqui eu aprendi na aula, mas usando brócolis. Também é uma delícia mas eu quis experimentar a de couve-flor e amei! É super cremosa, saborosa e não tem aquele gosto sem graça de sopa.
    Lavei a couve-flor e separei-a em talinhos. Cozinhei os talinhos em uma água salgadinha, separei 1/3 deles e reservei.
    Coloquei aproximadamente 2 colheres de sopa cheias de manteiga em uma panela e, depois de derretida, acrescentei 1 cebola picada em meia-lua. Esperei a cebola dourar e ficar bem macia e doce e adicionei 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo. Misturei bem e coloquei 2/3 da couve-flor. Deixei refogar um pouquinho e adicionei leite integral até quase tampar todos os talinhos. Coloquei um caldo de legumes, nesse caldo, para dar um gostinho.
    Continuei mexendo sem parar, até o caldo dar uma leve engrossada. Bati essa mistura no liquidificador até ficar bem cremoso.
    Depois de já processado, levei o caldo à panela de novo. Acrescentei aquele 1/3 de couve-flor que tinha separado no início e corrigi o sal. Adicionei mais um pouco de leite para chegar no ponto que eu queria e pronto! Servi acompanhando torradas.
    Olha, eu não sou muito fã de sopa não... Mas desde que eu aprendi a fazer essas sopas cremosas na faculdade, tenho amado! Com essa receita, dá pra fazer diversas sopas diferentes. É só trocar a couve flor por cabotcha, espinafre, brócolis...
    Ah, e as torradas foram bem improvisadas mesmo. Cortei fatias de pão de forma integral em quatro partes, passei sal, azeite e orégano. Deixei no forno alto até ficarem crocantes. Simples, né?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...